0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

O investimento imobiliário é uma forma segura de preserva parte do patrimônio do investidor. Quando você aprende como escolher e comprar imóveis com segurança acaba fazendo boas escolhas. E bons imóveis tendem a valoriza-se mais do que a rentabilidade de outros tipos de investimentos mais conservadores, como a caderneta de poupança ou um fundo de investimento DI.

Em um mercado equilibrado (oferta e demanda) os investimentos em imóveis são considerados investimentos de baixo risco. Quanto mais um país cresce, mais valorizados ficam os seus imóveis. Desta forma, o desempenho do mercado depende do crescimento econômico, não só do país, mas também de um estado, de uma cidade e até de um pequeno bairro em expansão.

O importante é saber quais os melhores imóveis para investir dependendo da sua realidade local e da sua realidade pessoal. As janelas de oportunidades de compra e venda são longas e isto permite tempo para planejar e estudar o mercado local. Quem comprou imóveis entre 2005 e 2009 está tendo ótimos lucros vendendo estes mesmos imóveis desde 2010 quando os preços atingiram seu maior pico de valorização. Quem comprou imóveis baratos no momento certo também está com uma ótima renda através de alugueis.

Nos próximos anos também teremos boas oportunidades de compra e oportunidades de venda em ciclos de crescimento e retração do mercado que você pode aprender a utilizar à seu favor. Você só precisa estar preparado para isto.

Vantagens do investimento em imóveis

Investimento Seguro
Um imóvel é um patrimônio físico, é um bem tangível já que pode ser tocado e visto, mas que não pode ser tomado de assalto como uma barra de ouro ou uma mala de dinheiro. O imóvel não pode ser congelado ou confiscado como a sua caderneta de poupança. O dinheiro investido em um imóvel não desaparece com facilidade (do dia para a noite) como podemos ver em contratos de opções que possuem prazo de validade, ou como em ações, cujas empresas podem ir à falência. Dentre todos os tipos de investimento. o imobiliário é o que possui maior estabilidade. As quedas de preços ocorrem, mas não de forma tão brusca como em outras opções de investimento. Imóveis também podem ser transformados. Se uma área que antes era residencial se tornar uma área comercial o seu imóvel poderá ser modificado e com isto se tornará mais valioso. Se o terreno onde o imóvel está ,se tornou mais valioso que a construção sobre ele, basta demolir.  Se o momento não está bom para a venda, você pode alugar o imóvel. Se o momento não está bom para o aluguel, você pode vender o imóvel. O mesmo imóvel pode oferecer várias oportunidades de ganho.

Investimento Rentável
É possível investir em imóveis com objetivo de obter uma fonte de renda segura. Quando você aprende a escolher bons imóveis para investir é possível construir uma fonte de renda vitalícia que passará de pai para filho. Além de adquirir imóveis com potencial de valorização, imóveis que você pode valorizar através de ações empreendedoras, você pode gerar renda passiva através da locação de imóveis. Todos precisam e sempre irão precisar de um imóvel para morar e para trabalhar. Sempre existirá demanda por imóveis para comprar ou para alugar. Em alguns momentos esta demanda poderá ser menor ou maior, mas sempre existirá.

Volatilidade do investimento
Um bom imóvel tende a manter seu valor de mercado (acompanhando a inflação) ou tende a valorizar mais do que investimentos mais conservadores. Alguns imóveis tendem a valorizar muito no longo prazo como os terrenos próximos das zonas urbanas.

Diversificação do investimento
Como você pode ver no livro Como Investir em Imóveis, o mercado imobiliário oferece muitas oportunidades de diversificação dos seus investimentos.

Veja o que a Bovespa (lucram com a compra e venda de ações) acha do investimento em imóveis. O interessante deste vídeo é que eles irão destacar os pontos de risco do investimento imobiliário, muitos deles também são pontos fracos do investimento em ações. Todo investimento possui pontos fortes e fracos e o importante é que você conheça os dois lados da moeda. É importante destacar que este vídeo foi produzido quando os juros estavam caindo e a inflação baixa. Hoje temos juros subindo e uma inflação perto do teto da meta.

Vantagens em se tornar um pequeno investidor imobiliário

Ganhos Financeiros – O mercado imobiliário sempre oferece oportunidades. Em determinados momentos, ele oferece oportunidades de compra, em outros, oportunidades de venda. Você pode ganhar dinheiro na compra e na venda e por isto, para o investidor, não importa se o mercado passa por uma crise (é quando você compra imóvel barato) ou se passa por um momento de euforia (é quando você vende seu imóvel mais caro). Existem dezenas de modalidades de investimento e você pode escolher aquela que mais se adapta aos seus objetivos e ao seu bolo. Os valores envolvidos são grandes e a margem de lucro também.

Investidor Profissional – Ao longo da vida você pode construir sua carteira de imóveis até um determinado momento onde você não dependerá mais do seu emprego. Você pode se tornar um investidor profissional. Muitos brasileiros planejam a própria aposentadoria adquirindo imóveis que posteriormente serão locados. Você pode trabalhar com locação de galpões, terrenos, salas comerciais, lojas, imóveis residenciais, flats, casas de praia etc. Também existem os empreendedores que trabalham com loteamento de terrenos, construção de pequenos imóveis, reforma de imóveis para revenda etc. Como investidor imobiliário você pode se livrar do seu emprego e do seu padrão.

Tempo Flexível – Quem investe em imóveis de forma profissional tem horário flexível. Muitas vezes os ganhos são totalmente passivos como é o caso da receita que você gera através de imóveis alugados. Você não precisa trabalhar ou produzir nada durante o mês para receber seu aluguel. Enquanto você viaja e descansa terá sua renda no final do mês garantida.

Contato com as pessoas – O investidor imobiliário está sempre negociando com pessoas e não com imóveis. É uma atividade para quem gosta de gente. Todos os dias você terá a oportunidade e interagir com pessoas interessadas em comprar, vender ou alugar imóveis e isto torna a vida mais rica e interessante. Muitas vezes um cliente se torna um grande amigo. E grandes amigos produzem novas oportunidades de negócio em uma rede de credibilidade e confiança que você pode construir em torno de si.

Estudo e conhecimento – Investir em imóveis é um aprendizado constante. Existem várias áreas do conhecimento envolvidas no empreendimento imobiliário. Temos o direito, economia, contabilidade, matemática, paisagismo, urbanismo, arquitetura, engenharia, psicologia, marketing, vendas etc. É uma ótima atividade para quem tem prazer em aprender. É por isto que no meu livro chamado Livro Negro dos Imóveis abordo vários temas de áreas diferentes do conhecimento que são importantes para a tomada de decisão na compra de um imóvel na planta. Você realmente precisa aprender um pouco de tudo. Para quem gosta de aprender isto é ótimo.

Não existe idade para começar – Você pode começar a investir no mercado imobiliário com qualquer idade. Para os mais jovens existem investimentos no mercado imobiliário de maior risco e maior retorno. Para os que já estão se aposentando existem investimentos mais conservadores e de menor risco.

Atividade motivante e sem monotonia – O investimento imobiliário é uma atividade que motiva as pessoas, perfeita para quem tem espirito empreendedor. Se você é daqueles que gosta de sonhar, planejar e executar para transformar sonhos em realidade, o mercado imobiliário oferece os desafios que você precisa. Conheço pessoas que gostam de comprar casas abandonadas ou que precisam de uma grande reforma. Para elas é um prazer transformar algo feio e desvalorizado em algo bonito e super valorizado.

Patrimônio protegido das crises – Quando ocorrem crises na economia, principalmente na bolsa de valores, os imóveis se tornam um porto seguro para os investimentos de muita gente. Os imóveis também são muito utilizados como meio de proteger a riqueza das pessoas dos efeitos danosos da inflação. Não é bom imobilizar todo seu patrimônio em imóveis (você precisa de alguma liquidez), mas é interessante diversificar seus investimentos dedicando uma parte para o investimento imobiliário. Os imóveis para locação são comparados a uma renda fixa. Já imóveis como os terrenos são bons investimentos de longo prazo.

Conheça os livros digitais que já escrevi sobre a compra de imóveis na planta (veja aqui), investimento em imóveis (veja aqui) e financiamento de imóveis (e veja aqui).

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
Share →

6 Responses to Vantagens de investir em imóveis e ser um investidor imobiliário

  1. WALQUIRIA disse:

    Leandro,
    tenho uma dúvida compensa usar o FGTS para comprar um imóvel, pagar a prestação do valor restante e alugar o imóvel. Realmente é como se estivessemos ganhando um imóvel ou seja pagar a prestação com o aluguel.

    • Leandro Ávila disse:

      A rentabilidade do seu FGTS é muito baixa (3% ao ano + TR) usar este dinheiro em outra finalidade como comprar um imóvel com certeza será mais vantajoso que deixar o seu FGTS rendendo tão pouco nas mãos do governo. É importante que você fique atenta para as regras de uso do FGTS. Um abraço!

    • Beatriz disse:

      Mas até onde eu sei, nao é possivel comprar um imovel para investimento utilizando o FGTS… somente para moradia. Pelo que sei, se usar o fgts, nao pode alugar o imovel por 2 anos. Nao é isso?

      • Leandro Ávila disse:

        Se você quitar o imóvel, ele será seu e você poderá fazer o que desejar com ele. Já quando você está devendo o imóvel, pagando as prestações, precisa seguir o que esta estabelecido no contrato de financiamento assinado com o banco.

        • Beatriz disse:

          Ah, entao se vc comprar o imovel a vista, mesmo usando o FGTS, pode alugar?
          Somente nao pode alugar se vc fizer financiamento?
          Entendi direito?

      • Edilene disse:

        E quem vai saber que vc esta comprando só para investimento? quem vai saber que vc esta alugando, a caixa nao tem esse tipo de controle, mesmo assim vc pode alugar tranquilamente até mesmo pela imobiliaria, eu fiz isso, e utilizei o FGTS, pose sim. Espero ter ajudado ..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×