0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Conheço muita gente que não gosta da ideia de comprar imóvel usado. No Brasil existe algum preconceito contra imóveis usados. Em países da Europa um imóvel com 20 anos de uso é considerado novíssimo ou seminovo. Por serem países antigos podemos encontrar imóveis muito valiosos e funcionais construídos séculos atrás.

Uma situação estranha seria encontrar imóveis na planta mais caros que imóveis novos e prontos para morar ou usados com o mesmo padrão e na mesma localidade. E isto se tornou comum.

Os imóveis usados já estão construídos, a entrega é imediata, o risco de ter uma surpresa desagradável é pequena já que podemos avaliar o imóvel pessoalmente e bem de perto, podemos verificar toda a documentação (do imóvel e do proprietário).

No caso dos imóveis na planta os riscos são muito maiores. Você estará comprando uma promessa futura de compra e venda de um imóvel que ainda será construído.

Muita coisa pode acontecer durante os 2 ou 3 anos de construção. As obras podem atrasar. A prefeitura pode não aprovar a obra depois de pronta (e isto acontece bastante). Se você acompanha as notícias deve ter visto o caso de construtoras paulistas que subornam funcionários públicos para conseguir a documentação dos imóveis. É muito provável que esta prática esteja acontecendo em todo Brasil. Precisa ser investigada.

Muitos riscos envolvem a compra de um imóvel na planta. E muitos destes riscos não existem na compra de imóveis usados. Basta ler o Livro Negro dos Imóveis para observar que precisamos ter muito cuidado no momento de se arriscar com imóveis na planta. Com certeza imóvel na planta pode ser um ótimo investimento mas para isto você precisa se preparar adquirindo informações.

Como os imóveis na planta são mais arriscados é fundamental que este risco apareça em descontos no preço do imóvel. Sem este desconto o imóvel na planta pode não ser vantajoso já que a construtora está transferindo o risco do negócio para os clientes. Se fossem pedir dinheiro emprestado no banco para construir o empreendimento além de pagar juros ainda teriam que fornecer garantias. Quando vendem na planta quem paga juros é o cliente e quem fica com o risco é o cliente.

E nos últimos anos podemos ver casos de imóveis na planta mais caros que imóveis novos e prontos para morar, e isto não faz nenhum sentido.

Vantagens de comprar imóvel usado:

1) Você vai pagar pelo que pode ver, tocar, fotogravar e avaliar pessoalmente. Você não compra uma maquete, não compra um desenho bonito em um papel e nem um comercial bonito com artistas da tv. O imóvel usado é um imóvel real com todos os seus defeitos e todas as suas qualidades. É fantástico poder ver os defeitos do imóvel antes de comprar. Você pode levar o seu arquiteto com você, o mesmo que fará a reforma do imóvel, para avaliar os custos da reforma antes de assinar qualquer papel ou gastar qualquer dinheiro. O imóvel na planta é um imóvel imaginário que aparece em fotos que só apresentam qualidades. Os defeitos do imóvel na planta você só descobre no dia da vistoria.

2) Imóveis antigos tendem a ser maiores. No passado as construtoras produziam imóveis espaçosos em regiões onde atualmente só se constrói micro-apartamentos. E normalmente o preço do metro quadrado de um imóvel usado é menor que o preço de um mini apartamento na planta localizado no mesmo bairro.

3) Imóvel usado é entregue imediatamente depois da compra ou no máximo 30 dias depois. E você ainda pode condicionar a quitação do imóvel com a desocupação total e entrega das chaves. Isto significa acabar com outros custos de moradia como o pagamento de alugueis.

4) Imóveis usados precisam ser reformados e isto significa ter argumentos para negociar um bom desconto. Este desconto você pode investir no imóvel trocando fiação elétrica, pintando, reformando a cozinha, o banheiro, etc. O custo da reforma você pode avaliar visitando o imóvel com seu arquiteto preferido.

5) Imóveis usados tendem a ser bem localizados. É melhor um imóvel bem localizado e deteriorado que pode ser reformado do que um imóvel maravilhoso em uma região péssima da cidade onde não existe potencial de desenvolvimento e valorização. Quem compra imóvel para alugar deve preferir os bem localizados porque a localização é o fator mais importante observado por quem procura imóvel para alugar. E neste caso o imóvel usado pode ser uma boa opção. Saiba mais como escolher bons imóveis para investir no livro Como Investir em Imóveis.

6) Casas residenciais usadas podem ser transformadas em imóveis comerciais. São ótimas opções para quem deseja investir em locação comercial. Veja o artigo que escrevi sobre Como Investir em Imóveis Usados.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×
Share →

3 Responses to Vantagens de comprar imóvel usado

  1. Didimar Marquéz disse:

    Muito bom o artigo. Já lí outros seus. Parabéns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×